terça-feira, 22 de junho de 2010

Um dia de cada vez

Você já tentou parar de beber, fumar, usar droga, mentir, ficar ansioso (a)? Já tentou sair da depressão, parar de comprar sem necessidade, atacar a geladeira de madrugada, navegar por sites pornográficos, enfim, parar de ceder à sua compulsão, por uma semana ou mais, sem conseguir atingir seu objetivo? Se você respondeu SIM a esta pergunta, você precisa colocar em prática o princípio do “um dia de cada vez”.



Muitos de nós já tentamos largar uma compulsão. Fizemos todo tipo de promessas a nós mesmos e aos outros. Fizemos juramentos solenes. Mas nada funcionou até que simplesmente esforçamo-nos para não “tomar o primeiro gole” hoje. No AA, costumam dizer: “Tente não beber só por hoje; se não beber hoje, hoje não poderá se embebedar”. Assim, podemos nos manter leves e tranquilos, seja qual for nossa dificuldadee, um dia de cada vez.



E para conseguirmos praticar este princípio, precisamos compreender a impossibilidade frustrante que há em tentarmos tomar decisões para a vida toda, à base do “nunca mais vou…”.



Teremos mais chance de sucesso quando nos limitarmos a fazer propósitos por um dia apenas, justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje novamente. Aplicando este princípio, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil vencer nossas lutas.



E Deus, na Sua infinita sabedoria, já nos ensina isso há mais de 2000 anos, quando Ele nos diz:

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião … tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou…Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar…” (Eclesiastes 3:1,2-4 NTLH)



Vivendo um dia de cada vez, o que você vai deixar de fazer, só por hoje?


[Cotidiano e Fé]

Um comentário:

  1. - Poxa.. já tentei tanta para um monte citados a cima:/ Mas o pior é o cigarro, sempre tento, e continuo tentando...
    Agora já sei. Um dia de cada Vez.

    Beiiijo Flor!

    ResponderExcluir